ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CAMPO GRANDE

Projeto Finalizado

Restauro da Estação Ferroviária de Campo Grande

Vila de Paranapiacaba
Santo André - SP
OBRA CONCLUÍDA EM 2020
O Projeto Cultural de Restauro da Estação Ferroviária de Campo Grande, na Vila de Paranapiacaba, Município de Santo André (SP), permitiu a recuperação e a ocupação do edifício histórico construído, na segunda metade do Século XIX, pela empresa inglesa São Paulo Railway. A arquiteta Fabiula Domingues gerenciou a obra.

O restauro foi realizado com patrocínio da MRS Logística, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e valor aprovado de R$ 1.746.599,96. Com 300 m² de área construída e 7.500 m² de área externa, a Estação foi recuperada internamente e também externamente. 

O arquiteto Laerte Gonzalez elaborou o projeto. A obra foi referenciada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, da ONU, e teve apoio da Prefeitura de Santo André e do Comdephaapasa- Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André.

Atividades online foram realizadas por Doutores e Mestres com formação multidisciplinar na USP, UNICAMP, UNESP e PUC-SP, sob coordenação do Mestre em Antropologia Social pela USP Carlos Eduardo Gimenes e da Arquiteta e Urbanista Ana Paula Soida. O objetivo destas atividades foi oferecer informações sobre as riquezas da região, incentivando a difusão da história e a preservação da memória, por meio do patrimônio histórico.

Um Inventário Participativo do Patrimônio Cultural foi elaborado, reunindo os mais de 130 anos de história do prédio da Estação de Campo Grande e das cidades de Rio Grande da Serra e Santo André. Este documento foi disponibilizado às Prefeituras Municipais.

Ficha Técnica

CONTRATANTE | SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA
LOCAL | PARANAPIACABA | SP
OBRA | 2019 - 2020
GERENCIAMENTO | BRASIL RESTAURO
ARQUITETA RESPONSÁVEL | FABIULA DOMINGUES
USO ANTERIOR | ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
USO NOVO | OPERACIONAL MRS
Share by: