Layout do blog

ODS E SUA CONTRIBUIÇÃO À ARQUITETURA

Brasil Restauro, Arquitetura e Cultura • jan. 04, 2023

Como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), podem atingir metas através do restauro de patrimônio cultural?

Com o objetivo de erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e prosperidade, a Agenda 2030 da ONU apresenta 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e constitui um compromisso global em alinhar políticas e estratégias baseadas na sustentabilidade para acabar com as desigualdades sociais. Dentre esses objetivos, destaca-se saúde e bem-estar, energia limpa e acessível, trabalho descente e crescimento econômico e cidades e comunidades sustentáveis. A arquitetura pode contribuir de maneira significativa para alcançar esses objetivos.

 

Segundo dados do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, o setor de construção civil é responsável por consumir 75% dos recursos naturais, 20% só de água. Além disso, o descarte excessivo e irregular de resíduos gera um impacto ambiental devastador. Para reduzir o consumo e ampliar a discussão, é preciso considerar cada vez mais projetos sustentáveis, não só no que diz respeito a utilização dos materiais, mas também à função social daquele bem. E quando se fala de preservação do patrimônio histórico, esse debate ganha mais força.

 

Quando o descaso ao patrimônio histórico-cultural se torna um obstáculo à construção da memória coletiva, prejudicando inclusive a economia, as diretrizes da Agenda 2030 da ONU parecem indispensáveis. A proteção dos bens materiais e imateriais de um determinado lugar reflete também na preservação da memória de um povo. Um posicionamento que seja afim aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como apontado no 11.4 o de “fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo”, entende que o patrimônio histórico arquitetônico é um vetor para a transformação social. Para isso, os projetos devem se diferenciar por um estudo aprofundado do território e de seu contexto social, por uma marcada análise das necessidades locais e expectativas da comunidade, e por uma responsabilidade com a função social dos bens e o anseio do coletivo.

 

Pensar em projetos sustentáveis é também pensar em atividades culturais concebidas sob medida para cada contexto, a exemplo de palestras, oficinas e material didático gratuito. Além disso, realizar trabalhos de educação patrimonial e capacitação profissional parece cada vez mais ser uma via de acesso aos desejos da comunidade e uma forma de conceber a ressignificação de um lugar frente à atualidade, convergindo para a meta 8.9 dos ODS, que propõe o incentivo ao turismo sustentável.

 

A Agenda 2030 da ONU nos oferece uma boa oportunidade para reflexão e prática de justiça social, garantindo moradia digna para todos, utilização sustentável dos recursos e materiais, execução de projetos que levem em conta a economia criativa e expansão da sensação de pertencimento ao local.

compartilhar:

Por Brasil Restauro 17 out., 2023
Brasil Restauro na 3ª edição do MicBR em Belém|PA
Por Brasil Restauro 17 out., 2023
3ª visita guiada ao canteiro de obras de restauro da Estação Ferroviária de Taubaté
Por Brasil Restauro 17 out., 2023
Educação Patrimonial - Estação Ferroviária de Taubaté
Por Brasil Restauro 25 jul., 2023
Projeto Canteiro Aberto, idealizado pelos Institutos I.S, Brasil Restauro e Biapó abrem as obras de restauro para a população
Por Brasil Restauro, Arquitetura e Cultura 21 nov., 2022
CONVITE OBRAS|SERVIÇOS DE ARQUITETURA|ENGENHARIA nº 0001/2022 – tipo MELHOR TÉCNICA e MENOR PREÇO
Por Brasil Restauro 21 set., 2021
O projeto executivo foi elaborado por meio da lei de incentivo à cultura, com valor aprovado de R$ 445.570,69 e foi realizado pela Brasil Restauro, mesma empresa que realizou a restauração da Estação de Campo Grande em 2020. Para ler todo conteúdo da matéria acesse o link da reportagem aqui
Por Brasil Restauro 21 set., 2021
A Brasil Restauro, com base na inovação e impacto social, defende que o patrimônio histórico é também um ativo econômico potencial único e singular. P ara lançar esse olhar sobre a Vila de Paranapiacaba e sugerir eixos de diversificação econômica baseados na economia criativa, ou seja, por inclusão produtiva, a partir da criatividade de seus cidadãos e de forma vinculada às singularidades da Vila, tivemos uma iniciativa singular: incorporar em nossas etapas do projeto de restauro, a equipe da Garimpo de Soluções, empresa pioneira em economia criativa e desenvolvimento territorial. A Garimpo desenvolveu um relatório de diretrizes de economia criativa para o desenvolvimento territorial da Vila de Paranapiacaba, talhado pelas palavras e sentimentos confiados pela população da Vila. Foi desenhado em quatro fases: a) revisão bibliográfica, levantamento de dados secundários e visitas técnicas; b) entrevistas qualitativas; c) levantamento de campo; d) análise e recomendações de três eixos estratégicos. Para ter acesso integral ao documento assista a palestra ministrada pela professora Dra. Ana Carla (Cainha) Fonseca e leia o relatório final .
Por Brasil Restauro 28 jul., 2021
Gostou do vídeo? Quer mais conteúdos como este? Deixe seu comentário e siga nossas redes sociais @brasilrestauro nosso site www.brasilrestauro.com.br e nossa #BR520 A equipe Brasil Restauro agradece sua visita.
Brasil Restauro promove palestra e oficina de arte-educação para jovens
Por Brasil Restauro 28 jul., 2021
Brasil Restauro promove oficina de arte-educação para jovens Quer aprender a construir um jogo da memória? Este é o tema da oficina de arte-educação, grátis, que a Brasil Restauro promove na segunda-feira, dia 7 de junho, entre 10h30 e 12h30, no café Infinito Olhar, localizado na Vila de Paranapiacaba (Santo André -SP). Voltado para jovens de 12 a 15 anos, o encontro vai reunir educadores para ensinar a construir um jogo da memória com narrativas locais, vinculadas ao patrimônio histórico e às profissões multidisciplinares ligadas ao tema. Vagas limitada a 20 participantes. A equipe respeitará todos os protocolos de distanciamento e segurança.
Mais Posts
Share by: